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Saiba por que é importante fidelizar clientes no mercado imobiliário

Saiba por que é importante fidelizar clientes no mercado imobiliário

Muitos corretores de imóveis acabam desanimando porque concentram suas energias no ponto errado: a prospecção de clientes. Na realidade, seus esforços principais deveriam estar voltados para a fidelização. Hoje sabe-se que, seja qual for o ramo da empresa, o cliente fiel é sua maior riqueza. No mercado imobiliário, não é diferente, muito pelo contrário, ainda que muitos corretores não deem seu devido valor. Veja por que fidelizar clientes pode fazer tanta diferença no sucesso da sua imobiliária.

Seus clientes antigos satisfeitos são seus melhores porta-vozes

Um cliente fidelizado é uma pessoa que foi bem atendida em todas as etapas da negociação, inclusive no pós-venda, e sente-se feliz por ter confiado em você. Isso significa que muito provavelmente ele o procurará para uma segunda compra – de uma casa de praia, terreno, sala ou escritório, por exemplo – mas não é só isso.

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Além disso, ele também o indicará para um amigo que quer comprar ou vender um imóvel, falará com seus parentes e conhecidos em geral. Clientes fidelizados têm poder de engajamento e funcionam como um verdadeiro núcleo de atração (aí sim) de novos clientes. É o famoso boca a boca, que continua tão importante e poderoso mesmo com o passar do tempo; ele dissemina uma boa imagem e ajuda a fortalecer a sua marca.

Fidelizar clientes sai mais barato

A estimativa dos especialistas é que a fidelização de clientes custe até 5 vezes mais barato do que a prospecção – que conta com gastos de propaganda, marketing direcionado, anúncios etc. Além disso, a sua base de clientes é o pilar da expansão da sua imobiliária, que como qualquer outra empresa precisa evoluir e se desenvolver, explorando todas as suas potencialidades e gerando cada vez mais sustentabilidade.

Ter clientes que o preferem em meio a tantos corretores concorrentes, é um verdadeiro tesouro. Tudo o que você tem a fazer é mantê-los satisfeitos e ativos, claro. Para isso, você conta com algumas estratégias.

Capriche no atendimento e crie um diferencial competitivo

Esta é a primeira etapa, aquela em que você deixa o cliente satisfeito, dando início ao processo de fidelização. Para que o atendimento seja perfeito, você precisa de sensibilidade para atender cada um de forma personalizada – e para isso você pode e deve contar com a ajuda da tecnologia.

Com um CRM (Customer Relationship Manager) você consegue cruzar dados diferenciados para dar ao cliente exatamente o que ele procura. Você pode, por exemplo, classificá-los em relação à fase da compra (funil de vendas), ao tipo de imóvel que procura e até a seus gostos pessoais.

Além disso, o CRM deixa você com mais tempo para dar mais atenção aos clientes na medida que otimiza e integra vários processos da sua rotina de corretor, controlando tarefas e integrando ações que você mesmo define. O CRM também o ajuda a monitorar o grau de satisfação de seus clientes, permitindo que você troque de estratégia com ações assertivas. Você melhora seu desempenho e sua rotina fica bem mais tranquila.

Mantenha seus clientes fidelizados ativos

Você deve mantê-los ativos, e para isso você também conta com várias ferramentas. Através do próprio CRM você já conhece suas preferências, seus gostos, e não é porque já conseguiu sua assinatura no contrato que você vai esquecê-lo. Muito pelo contrário, agora é a hora de continuar usando seu conhecimento adquirido para um pós-venda individualizado, através de newsletters, e-mail marketing e notícias de lançamentos que tenham a ver com o perfil do cliente; é possível mandar até SMS em datas comemorativas.

Produza textos sobre assuntos relacionados ao mercado imobiliário, mas que tenham a ver com suas áreas de interesse e marque-o na sua página do Facebook ou envie por e-mail. E ofereça vantagens, afinal ele é VIP. Convide-o para alguns eventos, como coquetéis de lançamento. Mostre que ele é importante, mas use o bom senso. Procure manter-se sempre por perto sem ser chato, mantendo o contato sem invadir a sua privacidade.

Procure criar um relacionamento com o cliente usando as informações colhidas através do CRM. Quanto mais clientes fidelizados você tiver, maiores são as suas chances de crescimento.

E você, já usa um CRM? Quer saber mais sobre o assunto? Conheça o Tecimob e descubra um mundo de possibilidades para a sua carreira no mercado imobiliário!

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Agente Tecimob

Tecimob é uma plataforma online de gerenciamento de sites e um CRM para corretores e imobiliárias. Foi criada no intuito de ajudar corretores que estão entrando no mercado a poderem se firmar e se autoavaliarem na carreira.

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