Skip to main content
Raio-X do Corretor de Imóveis

Raio-X do Corretor de Imóveis

Diante da crise econômica e o desemprego no país, a carreira de corretor de imóveis aparece cada vez mais como uma opção atrativa para profissionais de diversas áreas, que buscam aumentar seus ganhos salariais e melhorar sua qualidade de vida. A situação atual do mercado imobiliário é favorável para tal: com a maior disponibilidade de créditos e financiamentos de compra, cresce a procura por imóveis e as possibilidades de realização profissional através desta carreira.

O corretor de imóveis deve ser um profissional versátil, capaz de atuar de forma dinâmica nos mais diferentes tipos de negociação. Mas quem são exatamente os corretores de imóvel? Qual é o perfil desta carreira? Confira algumas informações:

Perfil básico

46% dos corretores de imóveis no Brasil tem idade entre 39 e 53, e 59% deles são homens. A família aparece como fator prioritário para 73% destes profissionais, que apresentam com relação a este aspecto a seguinte situação: 60% dos corretores são casados e 69% deles têm filhos. Uma das grandes vantagens desta profissão com relação à vida pessoal é a possibilidade de flexibilizar os horários, principalmente na atuação autônoma.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Escolaridade

44% dos corretores de imóveis têm ensino superior completo. Dentre as formações mais comuns, podem-se destacar os profissionais das áreas de direito, comunicação, arquitetura e engenharia, bem como do setor de vendas. É importante lembrar que a carreira exige qualificação profissional em cursos como Técnico em Transação Imobiliária, Faculdade de Ciências Imobiliárias, ou Gestão Imobiliária, bem como um registro junto ao CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Forma de atuação

60% dos corretores de imóveis do país trabalham em imobiliárias. As vantagens da atuação em parceria com imobiliárias é a maior quantidade de imóveis recebida pelo corretor para oferecer aos seus clientes que desejam comprar ou alugar, aumentando suas possibilidades de vendas. O trabalho em imobiliárias não costuma oferecer ao corretor um salário fixo ou vínculo empregatício, ou seja, sua remuneração depende do volume de negócios realizados, com comissões variando entre 0,85% e 2%.

32% dos corretores de imóveis atuam de forma autônoma. O corretor que atua por conta própria é responsável pela captação, negociação e acompanhamento da transação imobiliária, e garante, assim, a totalidade da comissão para si. A comissão máxima estabelecida para a venda de imóveis varia de região para região, em torno dos 6% sobre o valor da negociação.

Uso da tecnologia

A tecnologia vem cada vez mais facilitando o trabalho dos corretores de imóveis: 94% destes profissionais utiliza um smartphone para a realização do seu trabalho. Isso porque são cada vez mais comuns outras formas de contato além das ligações telefônicas: 70% dos corretores de imóveis preferem o contato por e-mail.

A presença das imobiliárias na internet é também cada vez mais importante, contribuindo para a captação de clientes e para o sucesso das negociações. 78% dos corretores de imóveis dizem se utilizar das redes sociais para se manterem informados.

Locomoção

A possibilidade de locomoção é característica essencial para o corretor de imóveis, contribuindo para o atendimento aos clientes e a realização de visitas. Esta necessidade se reflete nos números: 81% dos corretores possuem carro.

Você já conhecia essas informações sobre os corretores de imóveis? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Comentários

Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE