Quais as principais causas da valorização no preço dos imóveis?

Tecimob
Updated on

Em meio a tantas informações que bombardeiam o mercado financeiro todos os dias, a alta no preço dos imóveis é uma que sempre chega aos nossos ouvidos, e passamos a aceitá-la e a entender que se trata de um fato natural no mercado imobiliário. Mas podemos fazer uma análise mais aprofundada e tentar descobrir por quais razões os preços dos imóveis tornam-se a cada dia mais elevados. Por que essa alta ocorre quase que independente de outros fatores que regem a economia? Para entender esse fenômeno devemos nos ater aos fatores que levam investidores a preferir a compra de imóveis. Elencamos abaixo alguns aspectos que poderão explicar essa variação sempre positiva no preço dos imóveis:

Lei da oferta e da procura

Há uma máxima na economia que prevê que quando houver uma procura por um determinado bem maior do que a quantidade ofertada, consequentemente esse bem será mais valorizado no mercado. No caso dos imóveis, podemos afirmar que numa região onde existam poucos imóveis disponíveis para compra e venda, os que existirem serão mais valorizados, ocasionando a alta em seus preços.

A busca pela segurança do investimento

A aquisição de imóveis é reconhecida pelos especialistas do setor financeiro como sendo uma das mais seguras formas de aplicação. Ao analisarmos um imóvel e suas condições de mercado — que incluem a localização, a infraestrutura da região, as facilidades oferecidas, etc. —, o que parece é que, por mais distante que seja a localidade onde está situado o imóvel, e por mais precárias que sejam suas condições de acesso e conforto, o certo é que se espera que o desenvolvimento chegue ali em algum momento, ou seja, é apenas questão de tempo. Considerando que se trata de um investimento de longo prazo, a valorização, portanto, na mente do investidor, é quase certa, e também é questão de tempo.

Incertezas do mercado financeiro

Um motivo pelo qual o preço dos imóveis sempre aumenta é a grande procura que vendedores e compradores fazem por esse tipo de negócio. A oscilação do mercado financeiro não atrai grandes investimentos. Qualquer indivíduo que possua um montante maior para investir, ao analisar as ofertas do mercado financeiro, muito provavelmente fará a escolha pelo investimento em imóveis.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Possibilidade de valorização do bem

Como dissemos anteriormente, na expectativa de obter uma rentabilidade acima de todos os investimentos disponíveis no mercado, o investidor se sente atraído pela facilidade de ganhar dinheiro com o imóvel, sem fazer muito esforço.

Projeção de melhorias na localidade

O investidor do ramo imobiliário sempre procura enxergar o futuro. A possibilidade de que ocorram melhorias como: vias de acesso, construção de escolas, hospitais, supermercados, abertura de loteamentos, residenciais, etc, também propicia a alta nos preços dos imóveis.

Históricos de valorizações exorbitantes

Todo mundo conhece uma história de alguém que adquiriu um lote, uma casa ou um apartamento por um pequeno valor e que, com o passar dos anos, valorizou-se excessivamente. Esses relatos, alguns até folclóricos, contribuem com a esperança de muitos compradores de que ao adquirir um imóvel ele seja valorizado em projeções geométricas, muito acima de qualquer aplicação ou investimento financeiro.

O efeito reforma

A reforma dos imóveis certamente proporciona uma valorização no preço dos imóveis. O fato interessante é que mesmo os imóveis que não passam por uma reforma podem também ser valorizados, claro que em uma proporção menor, quando têm ao redor imóveis que foram reformados, pois o investidor passa a enxergar o potencial do bem, caso passe por uma reforma.

E em sua opinião, o que ocasiona o aumento no preço dos imóveis? Deixe aqui seu comentário!

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.