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Publicar seus imóveis em portais imobiliários ou desenvolver as próprias estratégias de posicionamento online?

Publicar seus imóveis em portais imobiliários ou desenvolver as próprias estratégias de posicionamento online?

Quase tudo na vida depende de uma boa estratégia – e a História está recheada de excelentes estrategistas que nem sempre ganharam a guerra, é verdade, mas com certeza deram muito trabalho a seus oponentes. No mercado imobiliário é exatamente assim, com a vantagem de dispor de excelentes ferramentas que tornam cada batalha muito mais fácil de ser ganha. O “problema” dessa grande variedade de ferramentas, pode ser justamente a escolha da estratégia perfeita, já que cada uma tem seus pontos de destaque. Afinal, o que é melhor, publicar seus imóveis em portais imobiliários ou desenvolver as próprias estratégias de posicionamento online?

Se você é um dos muitos corretores de imóveis que está na dúvida, este post foi feito para você.

Mas… será que existe uma estratégia ideal?

A primeira dica é jamais engessar seu pensamento. Uma imobiliária trabalha com uma imensa gama de clientes e imóveis de diversos tipos, para os mais diferentes fins, por isso se você correr atrás de uma estratégia ideal para o seu negócio, na verdade estará correndo atrás do seu próprio rabo. Porque a estratégia ideal como uma fórmula, simplesmente não existe e o que funciona para um, pode não funcionar para outro – não, pelo menos, naquele momento.

O que você deve fazer é, como corretor, manter-se o mais informado possível sobre o mercado imobiliário e conhecer muito bem a sua cartela de clientes, reunindo o máximo possível de informações sobre eles para então ser capaz de relacionar a melhor estratégia para aquele exato momento. Para isso, conhecer as estratégias que apresentaremos a seguir a fundo é fundamental e só assim você será capaz de decidir o que é melhor para você.

Estratégia 1: ranqueamento nos motores de busca (ou seja, no Google)

De acordo com levantamento do próprio Google, mais de 90% de todas as buscas por imóveis começam na internet, e 60% delas correspondem à totalidade do processo, do primeiro contato ao fechamento da compra. Então não há como negar o poder da web no mercado imobiliário: hoje, essas pesquisas já somam quase 1 milhão de buscas por dia. Mas a grande questão não é quantas, mas como essas buscas são feitas.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Aí há duas formas, porque as pessoas não entram diretamente nos portais imobiliários, elas acessam a página de busca do Google e digitam palavras-chave, que são os principais termos sobre o assunto que elas estão procurando, como “apartamento à venda na Barra”. Os sites imobiliários e anúncios mais bem ranqueados aparecerão nos primeiros resultados. A vantagem é que você direciona o cliente diretamente para o seu próprio site e para o tipo de imóvel que ele procura, sem intermediários.

Mas como fazer isso?

É aí que entram as técnicas de SEO, o Search Engine Optimization, que é uma otimização do seu site a partir das palavras-chave mais procuradas. O SEO estabelece como devem estar estruturados títulos, textos, legendas, URLs e até nomes de artigos. Assim, quando o usuário digitar aquela mesma palavra-chave, os motores de busca a reconheçam na sua página e a apresentam ao usuário.

Você pode encontrar essas palavras-chave no Google Adwords de forma bem fácil, mas para chegar aos primeiros resultados, será preciso otimizar seu site com outros requisitos constantes dos algoritmos de busca do Google para elevar o ranqueamento, como fotos de qualidade, texto bem escrito e sem erros de português, conteúdo relevante, original, atualizado e também relacionado ao seu produto.

A grande dica é ser o mais específico possível na palavra-chave, direcionando o cliente para visitas específicas no seu site. E lá, no seu site, você pode utilizar diversas outras estratégias para buscar mais informações sobre o consumidor, oferecer outros imóveis e iniciar um relacionamento até chegar à venda e à fidelização do cliente.

Outra ótima dica é contratar uma plataforma que já realize o serviço de site personalizado com SEO otimizado, como por exemplo, o Tecimob.

Estratégia 2: divulgação em portais imobiliários

Os portais imobiliários são os classificados imobiliários online, onde corretores e imobiliárias colocam seus anúncios através do pagamento de uma mensalidade. A vantagem é que esses portais já gastam pequenas fortunas por mês para que equipes especializadas otimizem em SEO todo o portal de forma a aparecerem sempre nos primeiros resultados dos motores de busca.

Eles aparecem com bastante frequência quando o usuário busca por palavras genéricas, como “imóveis”, por exemplo, ou palavras-chave mais específicas. Uma vez direcionado para o portal, o cliente deverá fazer um cadastro e passará a ter acesso a centenas de imóveis que correspondem à sua palavra-chave, entre eles o seu.

Como escolher o portal e conseguir os melhores resultados?

O primeiro passo para a escolha do portal é verificar o seu posicionamento no ranking dos mecanismos de pesquisa. Isso porque a maioria dos interessados faz a procura através dos motores de busca, não diretamente no portal, por isso um portal bem posicionado trará os melhores resultados.

Outro fator que deve ser analisado é se o portal tem um sistema de integração com os sites imobiliários, porque então você pode anunciar seu imóvel já cadastrado no seu sistema imobiliário automaticamente, sem precisar cadastrar todos os imóveis várias vezes. Ou seja, você simplesmente cadastra os imóveis no seu sistema e os envia para os portais.

A dica, nesse caso, é anunciar na maior quantidade de portais possível, aumentando a visibilidade da sua cartela de imóveis. Lembre-se que há portais gratuitos e pagos, por isso verifique também o profissionalismo do portal, principalmente se for pago: converse com outros anunciantes, pesquise sobre o seu histórico e fique a par do grau de satisfação em cada um deles.

De posse dessas informações, já fica bem mais fácil você tomar a sua decisão sobre a melhor estratégia, pelo menos nesse momento. Outra dica bastante interessante é adotar um sistema de CRM que também seja uma plataforma para portais imobiliários com integração aos portais e já otimizada em SEO. Assim, seja qual for a escolha da sua estratégia, você já sai ganhando.

Aproveite e conheça o Tecimob, o melhor sistema integrado para imobiliárias e corretores. Peça uma demonstração gratuita e veja a sua carreira deslanchar!

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Comentários

Karine Dandolini

Analista de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

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2 Comentários em "Publicar seus imóveis em portais imobiliários ou desenvolver as próprias estratégias de posicionamento online?"

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Franco Martinez
Visitante

Inicialmente, o Portal disponibiliza tudo gratuitamente e quando consegue um bom número de assinantes, começa a limitar a quantidade de anúncios e por fim, logicamente, induz o assinante a pagar por um pacote de serviços. Haja vista o que aconteceu recentemente com 2 portais que já estavam em evidência (não vou citar nomes). Portanto, concordo plenamente com o comentário do Cleriston Freire: excelente fonte de renda aos proprietários dos portais e muito pouco resultado aos Corretores.

Suelen Conceição
Visitante

Humm. Gostei. Preciso desses serviços de marketing

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