Skip to main content
Por que aprender a decifrar contratos de compra e venda de imóveis?

Por que aprender a decifrar contratos de compra e venda de imóveis?

Se você deseja bater metas, precisa vender, correto? Mas, mais do que técnicas, é preciso adquirir conhecimento sobre tudo que envolve o ramo imobiliário: acompanhar notícias, entender sobre negociação, prospectar clientes e certifica-los de todas informações necessárias para fechar um contrato.

Contudo, o essencial não para por aí: o contrato é um verdadeiro calcanhar de Aquiles para aqueles que não entendem as cláusulas na sua totalidade.

A importância de entender os contratos 

Imagine que ao ser contatado por um cliente interessado em determinado apartamento, você é questionado sobre algumas cláusulas das quais você mesmo ainda tem dúvidas (pois não deu a devida prioridade em analisar todos os detalhes do contrato). Além de perder a postura por não saber responder na frente do cliente, existe a demora da resposta e a perda da credibilidade, dificultando que o mesmo assine os papeis na semana seguinte. Complicado, não é?

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

O primeiro passo para mudar esse cenário é entender que um contrato não é apenas um vínculo, e sim um documento formal que o cliente assina e assume sob as penas aplicáveis nas cláusulas, o que aumenta a possibilidade deste te questionar tudo o que puder sobre o assunto. Portanto, o seu posicionamento e respostas – os primeiros passos da jornada para fechar a venda – podem influenciar credibilidade que você gerou – ou não – nos clientes mais exigentes.

O próximo passo é aproveitar o seu tempo livre para consumir informações que facilitem o seu aprendizado no vocabulário jurídico dos contratos entre bancos, imobiliárias e os compradores. Entender todo o contexto do contrato em si aumenta seu desempenho e a sua credibilidade perante a venda.

Obras para ter como referência

Entre os métodos de aprendizados que indicamos, o livro continua sendo prático e fácil de aplicar no dia a dia, basta parar dez minutos para relaxar em uma cafeteria, ou enquanto espera na fila do banco para aprender mais sobre os termos.

Nossa primeira indicação fica por conta de “Investir em imóveis: entenda os segredos práticos deste mercado”, obra em que o autor cita os dados essenciais que devem estar redigidos de acordo com cada tipo de contrato. Já o livro Corretagem de A a Z por Ari Travassos, aborda a linguagem técnica e popular do dia a dia dos corretores de imóveis, trazendo termos presentes em contratos e documentos. Uma dica interessante é utilizar este tipo de livro como glossário para retirar dúvidas sempre que necessário.

Outra indicação é “Financiamento Habitacional” de Tiago Johnson Centeno Autolini, obra que oferece informações sobre o Sistema Financeiro da Habitação, sendo dividida em duas partes: a primeira sobre os conceitos do sistema de habitação, fundo de garantias, juros, entre outros. Já a segunda parte trata-se de um manual que contém cópias fieis de contratos das principais instituições financeiras e as cláusulas de todas elas comentadas pelo autor.

A linguagem de todos os livros indicados acima é relativamente simples, facilitando que leigos e corretores de imóveis, assim como outros profissionais ligados ao segmento, possam retirar suas principais dúvidas de modo simples, facilitando processos e vendendo mais a cada dia. Portanto, depois dessas dicas, invista na leitura e aproveite para anotar as informações que julgar mais importantes de acordo com o seu aprendizado.

O Tecimob disponibilizou para os leitores de nosso blog um arquivo com uma variedade de modelos de documentos. Acesse o link.

Você conhece alguma outra obra que auxilie corretores na compreensão de termos jurídicos? Compartilhe através dos comentários!

Deixe o seu comentário!

Comentários

Karine Dandolini

Analista de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Por que aprender a decifrar contratos de compra e venda de imóveis?"

avatar
João Valério dos Santos
Visitante
João Valério dos Santos. Corretor de imóveis inscrito no CRECI-F-1638 24ª Região/RO boas parcerias com corretor(aes) honestos tem sucessos não podendo comocar a palavra “0UVE-PRICE” por que o código penal brasileiro não autoriza como prevê o art.171 do código penal brasileiro, qualquer que seja o corretor(as) deverá trabalhar com ética e conhecimento em vendas de imóveis, por que é necessário que ao investidor haja interesse em pesquisa se o imóvel desejado está cadastrado em nome de pessoa física ou jurídica, após a pesquisa ir até o cartório de registro de imóveis e pedir uma pesquisa se o imóvel está registrado… Leia mais »
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE