Skip to main content
O que fazer quando vizinhos dificultam uma venda?

O que fazer quando vizinhos dificultam uma venda?

As atividades dos corretores definitivamente não se restringem a vender e captar imóveis. Entre vendas e captações, esse profissional se depara com desafios que muitas vezes parecem difíceis de superar, como por exemplo, os vizinhos que atrapalham uma venda. É bem possível que em sua jornada de corretor, eventualmente apareça um cliente disposto a vender a casa, mas possui uma vizinhança nada favorável para o fechamento do negócio.

Vizinhos barulhentos, festeiros ou que não cuidam do quintal são alguns dos empecilhos para fechar vendas imobiliárias. No entanto, esses problemas não são razões para desistir da negociação. Quer saber como lidar com essa barreira e transformá-la em oportunidade? Confira as nossas dicas!

Instrua o seu cliente para que ele converse com o vizinho

Para que os problemas com os vizinhos não sabotem o negócio, sugira que o cliente procure o morador para uma conversa amigável. Se preciso for, ofereça-se para participar do diálogo e expor a situação sem que o vizinho se sinta ofendido. Isso será importante para manter a relação amigável entre as partes.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Se não houver outro jeito, procure a justiça

Caso o problema não possa ser resolvido de forma amistosa, é importante procurar um advogado e mover uma ação judicial contra o vizinho. Essa atitude só deve ser tomada em último caso, até porque, processos em função de manutenções malfeitas, muros que invadem o terreno, animais de estimação e outras ocorrências podem demorar a ter um desfecho e você pode não ter tempo hábil para vender o imóvel com tudo resolvido e bem documentado.

É preciso provar que o vizinho está causando danos

Se a única saída for a justiça, é preciso levantar provas materiais e testemunhais contra os vizinhos, pois isso é fundamental para testificar que eles estão causando prejuízos financeiros ou psicológicos. Uma janela quebrada, um quintal descuidado que ameaça a saúde da vizinhança, festas e obras que seguem até tarde desrespeitando a lei do silêncio, entre outras situações. Tudo isso precisa ser comprovado! Não é tarefa do corretor levantar essas provas, mas é de responsabilidade dele orientar os clientes, afinal, ele deve ser um verdadeiro consultor imobiliário e oferecer todo suporte necessário à clientela.

Outras dicas

  • Não adianta pedir indenização para vendas perdidas, pois é muito difícil de provar essa alegação. É bem melhor adotar uma medida que garanta que os problemas não vão voltar a acontecer.
  • Quanto menos conflituoso for o processo, melhor. Procure conduzir a negociação, apesar dos problemas, usando uma boa dose de calma e sensatez.
  • Não ofereça a casa para os compradores antes de resolver os impasses com os vizinhos. Isso te faria ficar bem com um cliente e mal com outro.
  • Jogue limpo sempre. Se algum cliente quiser ver a casa, informe sobre eventuais problemas de infiltração, fale sobre a má conservação do quintal do vizinho e cogite a possibilidade de negociar o preço em função desses problemas.

E você, já teve que lidar com esse tipo de problema na sua carreira? Como solucionou? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Deixe o seu comentário!

Comentários

Henrique Fernandes

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE