O que é preciso para me tornar um corretor de imóveis?

Tecimob
Updated on

A carreira de Corretor de Imóveis costuma atrair profissionais das áreas de direito, vendas, comunicação e engenharia, e oferece como vantagens a flexibilidade no horário de trabalho e a oportunidade de melhoria na qualidade de vida. Muitas pessoas que se interessam pelo ingresso na profissão não sabem exatamente o que é preciso para exercê-la e muito menos por onde começar. Confira, então, algumas informações para você que está cogitando investir em uma carreira no mercado imobiliário:

1.  Qualificação profissional

A profissão do Corretor de Imóveis é regulamentada por lei específica, com credenciamento obrigatório no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Para tal, é necessário apresentar um diploma de conclusão de um curso reconhecido pelo Conselho. Uma boa dica é procurar o CRECI da sua região ou o Sindicato dos Corretores para obtenção de informações sobre cursos e instituições reconhecidas e de credibilidade no mercado. Existem diversos cursos que preparam o profissional para atuar na área, entre eles:

* Técnico em Transação Imobiliária (TTI): duração mínima de 10 a 12 meses.
* Faculdade de Ciências Imobiliárias: duração mínima de 4 anos.
* Curso de Gestão Imobiliária: duração mínima de 2 anos.

2.  Estágio

Como em qualquer outro tipo de qualificação profissional, o estagio é uma etapa da formação do corretor de imóveis que permite aliar os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos à realidade do mercado. O estágio acontece durante o período de qualificação profissional do corretor e é uma excelente oportunidade para experimentar áreas de atuação no mercado imobiliário, pesquisar, aprender e conversar com profissionais mais experientes.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

3. Registro no órgão regulamentador

Como já citado, o CRECI é o órgão regulamentador da profissão e, por isso, é exigido um registro junto à entidade para que o corretor possa exercer a profissão após sua qualificação profissional. O registro no CRECI pode levar de 30 a 90 dias, entre o preenchimento do protocolo de requerimento e a solenidade de entrega da carteira profissional (a carteira vermelha), que certifica e autoriza o exercício da profissão. O profissional do mercado imobiliário está habilitado a realizar diversas funções, como por exemplo:

  • Atuação direta na venda e no aluguel de imóveis em imobiliárias ou incorporadoras;
  • Atuação como profissional autônomo na captação ou avaliação de imóveis;
  • Atuação como correspondente da Caixa Econômica Federal;
  • Atuação na venda e no aluguel de imóveis em imobiliária própria.

A importância do CRECI

Os principais objetivos dos órgãos regulamentadores da profissão de correção de imóveis são publicar, fiscalizar e organizar o controle desta, garantindo a segurança das transações imobiliárias. O COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis – está acima do CRECI, fiscalizando todas as atividades dos profissionais do Brasil.

Na página do órgão na internet é possível encontrar informações sobre os órgãos nacionais e conselhos regionais, bem como dados para contato. Para aqueles que desejam investir na carreira como corretor de imóveis, é fundamental o investimento e os esforços no sentido de se tornar um profissional habilitado, contribuindo para o sistema de corretagem no país e fortalecendo a regularização da profissão.

4.  Características de um bom corretor

Além das etapas já apresentadas, algumas características são essenciais para quem deseja trabalhar como corretor de imóveis. O profissional deve, acima de tudo, gostar do trabalho com vendas e apresentar uma boa relação com construções, de forma a desenvolver uma visão de mercado mais ampla. Além disso, a capacitação contínua através de cursos, palestras e workshops.

A atualização e leitura constante de materiais relacionados ao assunto é essencial para que o corretor de imóveis cresça no mercado imobiliário e se aprimore cada vez mais. Aliás, o trabalho do corretor envolve paciência e facilidade para lidar com clientes, bem como planejamento, foco, persistência e engajamento.
Confira também: 5 Passos para se tornar corretor de imóveis

Para quem está começando no mercado imobiliário, a Tecimob oferece uma solução para o gerenciamento online de sites para corretores de imóveis e imobiliárias, contribuindo para a ampliação dos negócios e a divulgação da marca. Conheça mais sobre a Tecimob e a opção de uso gratuito da plataforma.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.