Corretor de Imóveis: saiba a importância da lista de e-mails

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Corretores trabalham com vendas que atingem altos valores, por isso, relacionar-se bem com seus clientes é fundamental tanto para construir uma boa rede de possíveis compradores como para obter mais lucro. Uma das ferramentas mais usadas pelos corretores para chamar a atenção dos clientes é a lista de e-mails – uma forma de atingir vários potenciais compradores com apenas uma mensagem. Entenda por que a lista de e-mails é tão importante para o corretor e como ela pode ser usada para estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes.

Lista de e-mails

As listas de e-mails são uma super ferramenta para os corretores, mas é necessário ter cuidado para que os e-mails não sejam intrusivos e desnecessários – o que pode causar irritação nos consumidores. Por isso, além de saber o que divulgar e a frequência para tal, é necessário ter uma lista de e-mails qualificada, com clientes que estejam realmente interessados e que queiram estabelecer um relacionamento. Por isso, dois elementos precisam ser trabalhados: reciprocidade e interação.

Reciprocidade

A ideia da reciprocidade deve estar sempre em mente, inclusive no momento de conseguir o e-mail do cliente. Com as novas recomendações do marketing, que levam em consideração os hábitos dos consumidores modernos, a ideia não é se intrometer, mas sim oferecer algo que agregue para seu negócio e para o cliente. Dessa forma, o e-mail deve ter o objetivo maior de estabelecer um relacionamento ao invés de simplesmente vender.

A ideia é ouvir o cliente, seus desejos e necessidades para, então, atendê-las por meio da venda de um imóvel. Além disso, para conseguir o e-mail do seu cliente, oferte algo a ele. Por exemplo, um material com dicas dos melhores locais na região para adquirir um imóvel. Isso chamará a atenção e permitirá que o seu cliente comece a confiar em seu trabalho.

Ainda neste primeiro passo também podemos encontrar a estratégia das iscas digitais, que são uma ótima ferramenta para conseguir construir uma lista de e-mails qualificada. As iscas digitais são essa ideia de conseguir o e-mail do usuário em troca de algo, como um material rico em informações. Assim, nesse caso, a ideia não é vender, mas oferecer a oportunidade de um material exclusivo. No final das contas, trata-se de uma troca de favores.

Interação

Não basta conseguir e-mails suficientes para formar uma lista. Também é necessário interagir com esses consumidores. As prerrogativas do marketing digital, especialmente do chamado inbound marketing, é interagir e se relacionar com o consumidor, mostrando a ele que você e sua imobiliária podem fornecer os melhores imóveis. Relativo aos e-mails, isso significa que 20% das mensagens devem ser relacionadas a vendas, enquanto 80% devem ser baseadas em trocas de informações e ofertas de conteúdos. Para ter materiais suficientes, o recomendado é ter um blog, que permitirá ao cliente ter a sua imobiliária como referência para assuntos da área.

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Como construir a lista de e-mails

Existem três elementos principais que ajudam a construir uma lista de e-mails qualificada.

Descontos e promoções

Oferecer descontos e promoções sempre chamam a atenção. Para a compra de um imóvel, que é um negócio de alto valor, essa estratégia é ainda mais válida. Essa é uma maneira de motivar o cliente a ler o seu e-mail e, caso se interesse, entrar em contato.

Contextualização dos e-mails

O envio dos e-mails precisa ser contextualizado e não feito de forma aleatória. Utilizar bem o e-mail marketing significa não encher a caixa de entrada do cliente com uma série de mensagens, mas sim oferecer a ele algo que realmente possa agregar valor. Por isso, os e-mails devem mostrar ao cliente porque estão sendo enviados, qual a estratégia do corretor de imóveis e/ou da imobiliária e quais campanhas estão sendo desenvolvidas no momento.

Relacionamento com clientes

O relacionamento com os clientes inscritos na lista de e-mails é crucial. É importante conversar com o cliente, mostrar que ele merece preferência e exclusividade. Isso retornará por meio de contatos e, possivelmente, de vendas. Além disso, o consumidor passa a ter uma experiência de compra diferenciada e que o ajuda a optar pela sua imobiliária.

Importância da lista de e-mails

A lista de e-mails faz parte da chamada estratégia de e-mail marketing. Apesar de considerada ultrapassada por alguns, essa ferramenta ainda se mostra eficiente quando bem utilizada. Assim, percebe-se que a lista de e-mails é apenas uma ação dentre tantas que devem ser tomadas como estratégia de divulgação de seu negócio. Seu blog e site podem atrair consumidores, ajudando-os a entender o que querem e saber porque a sua imobiliária será importante nesse processo. Já a lista de e-mails permitirá a manutenção deste relacionamento.

Você já fez (ou faz) uso de email marketing? Conte-nos suas experiências nos comentários abaixo!

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