Skip to main content
Exigir exclusividade do proprietário é um bom caminho?

Exigir exclusividade do proprietário é um bom caminho?

A cláusula de exclusividade está presente em 91% dos contratos entre clientes e imobiliárias ou corretores de imóveis nos Estados Unidos. No Brasil, este percentual é de apenas 64%, e muitos corretores ainda se questionam se exigir exclusividade do proprietário é uma boa estratégia. Ela corresponde a uma cláusula no contrato de corretagem, segundo a qual o cliente vendedor contrata o corretor em caráter exclusivo para a prestação de serviços. Isso não significa que apenas este corretor será responsável pela venda do imóvel em questão, dado que a parceria entre corretores e imobiliárias é comum neste mercado, mas sim que este é responsável pela venda, garantindo uma prestação de serviços personalizada e com segurança. Entenda mais sobre a exclusividade nos negócios imobiliários.

A exclusividade nos negócios imobiliários

A cláusula de exclusividade em contratos de corretagem tem como base a Lei n. 6.530/78 do Código de Ética profissional, as Resoluções-COCEFI, e o Código Civil Brasileiro de 2002. Este, em seu artigo 726, dispõe o instituto da exclusividade como forma de garantir a segurança jurídica nas negociações imobiliárias. O Código de Ética Profissional, Resolução-COCEFI nº 326/92 coloca a importância do corretor de imóveis zelar por sua competência exclusiva em orientar a negociação.

Corretor: por que a exclusividade é importante?

A exclusividade sobre a venda de um imóvel garante ao corretor de imóveis a segurança jurídica e a viabilidade financeira do trabalho, já que para realizar sua função, este investe seu tempo na pesquisa e busca de informações do imóvel em questão. Assim, a exclusividade funciona como uma espécie contrapeso ao seu investimento, oferecendo segurança jurídica sobre o negócio empreendido.

É mais difícil vender um imóvel com exclusividade?

Alguns proprietários têm o receio de que garantir a exclusividade da venda de sua propriedade a um único corretor pode torná-la mais difícil. Esta preocupação não considera a já citada parceria entre corretores e imobiliárias: o fato de ter um corretor exclusivo não significa, nem impede, que outros participem da venda. Para os proprietários, a exclusividade garante a existência de um corretor competente e responsável atuando na venda do imóvel, de forma que este não corre o risco de sofrer desvalorização decorrente da variedade de preços, por exemplo. É, além disso, uma forma de segurança no que se refere às visitas, garantindo que sejam realizadas de forma responsável por um corretor de confiança.

Como convencer o cliente da importância da exclusividade?

Credibilidade e confiança são essenciais para convencer um cliente com relação à cláusula de exclusividade: o corretor deve demonstrar uma atitude profissional, e apresentar para o cliente as vantagens que suas competências e qualificações trazem para a negociação. É interessante também ressaltar a forma como esta será realizada: o imóvel será bem anunciado e divulgado por profissionais competentes, a documentação para a transação será realizada de maneira segura, bem como as visitas de possíveis compradores. É essencial apresentar para o cliente a responsabilidade do corretor sobre a negociação da sua propriedade, garantindo empenho e dedicação para que esta seja realizada com sucesso.

Prevista em lei, a exclusividade representa um caminho mais seguro tanto para os corretores, quanto para os envolvidos na negociação imobiliária, definindo um profissional capacitado e responsável por esta, e garantindo que seja realizada da melhor forma possível.

E você, corretor, vem exigindo a cláusula de exclusividade nos seus contratos? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Deixe o seu comentário!

Comentários

Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE