Consumidor espera que o preço do imóvel caia. E agora?

Tecimob
Updated on

Com o cenário da economia brasileira atual, muitos corretores já devem ter percebido uma expectativa cada vez maior por parte de seus clientes com relação à possibilidade de negociação do preço do imóvel.

Esta tendência se reflete em números: os dados do Mercado Imobiliário indicam que 60% das pessoas que procuraram um imóvel para alugar ou comprar no terceiro trimestre de 2015 acreditam que há mais espaço para negociar com corretores e imobiliárias atualmente.

Além disso, 61% destas pessoas acreditam que os preços dos imóveis devem cair até o final do ano. Diante destes dados, é fundamental que o corretor esteja preparado para negociar tanto com proprietários quanto com compradores, apresentando argumentos consistentes sobre as possibilidades de descontos e a situação do mercado imobiliário. Mas como realizar esta negociação? Confira algumas dicas para não perder oportunidades de negócio:

1.  Tenha argumentos fortes

É essencial que o corretor de imóveis esteja atualizado e bem informado com relação às mudanças no mercado imobiliário em 2015. Assim, você deve acompanhar a variação do valor do metro quadrado para compra e aluguel em sua região de atuação, por exemplo. Além disso, vale monitorar sempre a concorrência e buscar índices de maior abrangência sobre o mercado.

Tecimob: Site pronto para corretor de imóveis e imobiliárias. Uma ferramenta completa para você vender mais!

Para tal, tenha sempre em mente que os preços dos imóveis estão mudando e leve em consideração fatores como a movimentação da economia e a localização do imóvel.

2.  Considere as mudanças nas regras de financiamento

Em Abril de 2015, as regras para financiamento da Caixa Econômica Federal, banco mais procurado para financiar imóveis residenciais, foram alteradas. As mudanças incluem o aumento no valor de entrada do imóvel e das taxas de juros. Além disso, o banco se tornou mais criteriosos com relação à renda informal, oferecendo maiores restrições.

Estas alterações significam que os clientes que haviam se programado financeiramente para adquirir um imóvel em determinada faixa de preço devem revisar seus planos, optando por unidades mais baratas. Para tal, o profissional do mercado imobiliário deve estar preparado e atento às condições do cliente, de forma a oferecer o produto certo para a pessoa certa, considerando as restrições impostas pelas mudanças nas condições de financiamento.

3.  Esteja aberto ao diálogo

Diante de uma negociação, o corretor de imóveis deve se mostrar aberto ao diálogo e procurar entender as necessidades e solicitações tanto do cliente quanto do proprietário. Para tal, é essencial estabelecer uma relação de honestidade e confiança com estes, demonstrando entender suas limitações e desejos, sempre visando encontrar a melhor solução.

4.  Tenha outras opções

Caso a negociação de determinado imóvel não leve ao fechamento do negócio, é importante que corretores e imobiliárias tenham outras opções para apresentar ao cliente. Procure entender com clareza o preço do imóvel que ele procura e tenha em mente outras opções de imóveis que possam ser interessantes, visando manter o cliente e fechar um negócio condizente com suas expectativas financeiras.

Confira outras dicas de negociação com clientes no nosso blog e não deixe de conhecer a Tecimob, nossa plataforma de gerenciamento online de sites e CRM imobiliário para corretores e imobiliárias. Entre em contato no conosco e entenda como a presença na Internet pode contribuir para os negócios da sua imobiliária.

Veja também outros materiais:

Encontre os materiais perfeitos para se aprimorar no mercado imobiliário e o que você precisa pra organizar a sua imobiliária!

Crie seu site imobiliário com o Tecimob

Com um conjunto de ferramentas pensado para o corretor de imóveis, você terá tempo de sobra para focar no que realmente importa: vender mais!

Gostaria de receber novos conteúdos no seu e-mail?

Preencha seu e-mail ao lado.