Skip to main content
Como tirar CRECI e por que é importante para o corretor?

Como tirar CRECI e por que é importante para o corretor?

A carreira como corretor de imóveis surge para muitos como uma oportunidade de obtenção de maiores ganhos financeiros, atraindo profissionais que procuram maior flexibilidade nos horários de trabalho e melhoria de qualidade de vida, principalmente no atual momento de crise econômica do país. 

O CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis – é o órgão responsável pelo registro profissional do corretor imobiliário, indispensável para a atuação em compra, venda e aluguel de imóveis e terrenos.

Segundo a Lei Federal no 6530/78, apenas os profissionais autorizados pelo CRECI podem realizar o registro de propriedades, ou seja, sem esta certificação, a atividade é considerada ilegal. Mas como tirar o CRECI e por que este é importante para o corretor de imóveis? Confira algumas informações abaixo.

1. Qualificação Profissional

A qualificação profissional através de um curso de formação é o primeiro passo para o cadastramento obrigatório no CRECI. Este exige a apresentação de um diploma de conclusão de um curso reconhecido pelo conselho.

Aqueles que desejam seguir carreira como corretor imobiliário podem cursar, por exemplo, o curso Técnico em Transação Imobiliária (TTI), a Faculdade de Ciências Imobiliárias, ou o curso de Gestão Imobiliária. É essencial procurar obter informações sobre estes cursos e seu reconhecimento por parte do CRECI.

2. Estágio

O estágio também uma etapa a ser concluída para o credenciamento do profissional junto ao CRECI. Este deve acontecer durante o período de qualificação profissional do corretor e é uma excelente oportunidade para aliar conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos durante o curso à realidade do mercado.

Para isso, é importante se informar junto ao conselho da sua região e conferir as regras válidas para o seu Estado.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

3. Registro no CRECI

Com o diploma em mãos, você pode realizar seu registro no CRECI, órgão regulamentador da profissão de corretor de imóveis. Este pode levar de 30 a 90 dias, entre o preenchimento do protocolo de requerimento e a solenidade de entrega da carteira profissional.

A carteira vermelha certifica e autoriza o exercício da profissão, habilitando o profissional à realização de diversas funções dentro do mercado imobiliário.

A importância do CRECI

Os principais objetivos dos órgãos regulamentadores da profissão de correção de imóveis são publicar, fiscalizar e organizar o controle desta, garantindo a segurança das transações imobiliárias.

O COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis – está acima do CRECI, fiscalizando todas as atividades dos profissionais do Brasil. Na página do órgão na internet é possível encontrar informações sobre os órgãos nacionais e conselhos regionais, bem como dados para contato.

Para aqueles que desejam investir na carreira como corretor de imóveis, é fundamental o investimento e os esforços no sentido de se tornar um profissional habilitado, contribuindo para o sistema de corretagem no país e fortalecendo a regularização da profissão.

E você, já conhecia a importância do CRECI? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais.

Deixe o seu comentário!

Comentários

Matheus Mesquita

Customer Success - Trabalha para que o cliente utilize o produto ou serviço da maneira correta para alcançar seus objetivos, focando no, como o nome já diz, sucesso do seu cliente.

Deixe um comentário

3 Comentários em "Como tirar CRECI e por que é importante para o corretor?"

avatar
Acir Arnaut de Toledo
Visitante

Com certeza, fis o curso de tecnico em transaçoes imobiliarias, estou no aguardo do meu diploma aí e só alegria grande abs a todos

jamil
Visitante

Olá Matheus ! Obrigado pelo artigo, como voce poderia me ajudar estou pensando em iniciar a carreira de corretor qual voce indicaria como autonomo ou em uma imobiliaria de prontos

Karine Dandolini
Admin

Olá Jamil,

O próprio Matheus ou outro consultor entrará em contato com você para maiores informações.

wpDiscuz
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE