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8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis

8 técnicas para realizar uma boa avaliação de imóveis

A negociação de um imóvel é um processo complexo, que envolve sentimentos muitas vezes controversos, muito dinheiro e uma boa dose de sensibilidade. Quem está vendendo acha sempre que sai no prejuízo, e quem compra sempre acha que está pagando a mais. Por isso, o papel do corretor é muito importante em todas as etapas, a começar pela avaliação do imóvel. Chegar a um preço justo não é tarefa fácil, mas algumas técnicas podem ajudar o corretor a vencer esse desafio. Veja agora 8 técnicas para realizar boas avaliação de imóveis e criar mais um diferencial para a sua carreira.

Comece conhecendo muito bem a região

Tire um dia para andar pela região do imóvel, a menos que você já a conheça muito bem, claro. Conhecer os sabores, as atividades e aqueles cantinhos que só os moradores conhecem é um belo trunfo para a negociação. Além disso, a proximidade com boas escolas, hospitais ou clínicas, restaurantes e shoppings ajuda a agregar valor ao imóvel, sem falar nas questões de acesso e segurança. Converse com os vizinhos e comerciantes locais, faça a chamada pesquisa de campo.

Valorização dos imóveis locais

Outra pesquisa que deve ser feita é em relação não apenas ao valor dos imóveis circundantes que estão à venda, mas também em relação à valorização nos últimos cinco anos. Quanto maior ela tiver sido, mais vale o investimento.

Estrutura e reformas

Como está a estrutura da casa ou apartamento? Quem compra geralmente pensa em fazer alguma reforma, mas isso deve ser um desejo, não uma necessidade. Por isso, o estado influencia diretamente no preço, claro. Avalie paredes rachadas que possam comprometer a estrutura, infiltrações que ofereçam perigo e também as últimas reformas pelas quais o imóvel passou. Também leve em consideração o estado da pintura, já que geralmente ela não chega a 0,5% do valor do imóvel. Como o público está cada vez mais exigente, o cliente pode tentar fazer o preço cair por causa de reformas básicas, então qualquer reforma que saia acima desse percentual é considerada coisa séria. Relacione esses itens à idade da casa ou apartamento para chegar a um valor justo. A estratégia, nesse caso, é fazer os reparos necessários antes de colocar o imóvel à venda.

Acabamentos também influenciam na avaliação de imóveis

Acabamentos personalizados, como revestimentos, colunas de madeira, tijolos de demolição ou tijolos antigos originais aparentes, azulejos antigos, portas e janelas em madeira de lei como pinho de riga, por exemplo, também influenciam no valor do imóvel.

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Garagem, um item que pode acrescentar ou tirar até 30% do valor

Um apartamento sem garagem pode perder até 30% do seu valor; já os que tem mais de uma vaga podem ter acréscimo de até 10%. Em algumas cidades, o preço de uma vaga na garagem pode custar até mais de R$ 40 mil, então vale a pena ficar atento.

Acrescente sempre pelo menos 10% ao valor mínimo pretendido

Essa é uma técnica importante para quem não quer ficar abaixo do valor mínimo: acrescente sempre pelo menos 10% sobre ele. Assim você tem uma boa margem de negociação e consegue vender pelo que o imóvel realmente vale.

Preço deve levar em consideração a urgência do negócio

Muitos proprietários têm urgência em vender o imóvel, estabelecendo prazos fixos para que a negociação seja fechada. Nesse caso, o valor do imóvel deve ser menor para uma venda a ser feita em três meses, por exemplo, do que aquele que tem até um ano para ser vendido.

Área de lazer coberta valoriza em até 20% o imóvel

Um imóvel com área de lazer coberta é mais valorizado do que outro idêntico, na mesma rua, que não tenha esse diferencial. A valorização pode ser de até 20%, dependendo das características e do tamanho da área.

Lembre-se sempre que o importante é chegar a um valor justo para proprietário e comprador, de forma que ambos saiam com a certeza de terem feito o melhor negócio e com plena confiança nos seus serviços.

Quer saber mais sobre avaliação de imóveis? Compartilhe conosco a sua dúvida e nos responderemos em breve com outro post!

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Vinicius Bagio

Analista de Marketing - Desenvolvedor das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

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