7 elementos essenciais em um site para imobiliária

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Ter apenas um site para imobiliária ou corretor de imóveis já não basta, muitos clientes têm o primeiro contato com a imobiliária usando a internet. Eles acessam o site imobiliário ou um portal imobiliário, procuram imóveis dentro das suas necessidades e, quando encontram algo interessante, realizam um contato. Para aumentar estas chances de contato, é importante que o seu site imobiliário apresente todos os elementos que farão seus clientes terem uma experiência única. Saiba quais são eles:

1. Apresentação da empresa

Quando um cliente visita o site de uma imobiliária ou corretor de imóveis pela primeira vez, de cara ele já deve ter uma boa recepção, por isso, mantenha seu site limpo, sem cores extravagantes, banners que tirem a atenção do real foco do seu site: vender imóveis. Além disso, o seu cliente vai querer saber mais sobre você ou sua imobiliária. Por isso, a aba “Quem somos” é fundamental. Lá devem constar dados como: tempo de atividade do corretor de imóveis ou da imobiliária, cidades de atuação e a missão. Use o espaço para contar ao possível cliente o que ele pode esperar de você ou de sua imobiliária.

2. Filtros de pesquisa

Quem procura imóveis online também busca fazer isso com toda a comodidade proporcionada pela internet. Em um site para imobiliária, o cliente espera encontrar filtros que facilitem a sua busca. Para isso, os imóveis devem ser categorizados por: cidade, bairro, tipo de negócio (compra ou aluguel), finalidade (comercial ou residencial), tipo de imóvel (casa, apartamento ou terreno, por exemplo), valor, número de quartos e número de vagas na garagem. Quanto mais filtros disponíveis, maior é a probabilidade que o cliente encontre exatamente o que precisa facilmente.

3. Busca

Além disso, também é interessante disponibilizar um campo de busca que permita que o cliente procure um imóvel pelo seu código ou por suas palavras-chave. Assim, ele pode digitar no campo o nome de um condomínio em que tenha interesse, por exemplo, e descobrir se sua imobiliária tem opções de apartamento para alugar ou vender no local. A área ideal para este campo é na parte superior ou à direita do site – um espaço visível e acessível.

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4. Formulário “Fale conosco”

Também é preciso facilitar a comunicação do possível cliente com o corretor de imóveis ou imobiliária. Uma excelente maneira de fazer isso é incluindo formulários na página de cada imóvel. É bacana colocar campos como: nome, e-mail, telefone, preferência de contato (por e-mail ou telefone) e preferência de período para contato. Assim, a imobiliária já sabe qual é o imóvel em que o cliente está interessado e pode encaminhar os dados do cliente para o corretor de imóveis responsável por ele.

5. Rapidez de navegação

Se as páginas de sua imobiliária demoram muito para carregar, o cliente ficará impaciente e é grande a probabilidade que ele procure outros sites. Verifique a velocidade de carregamento do seu site imobiliário: o ideal é que as páginas demorem, no máximo, três segundos para carregar. Uma maneira de deixar seu site imobiliário mais rápido é diminuindo o tamanho das imagens. Para isso, use ferramentas que permitam comprimir fotografias, sem diminuir sua qualidade. Você pode usar o TinyPNG ou o Fotosizer para isso. Outros elementos que podem deixar o site lento é a arquitetura dos códigos HTML e CSS e a velocidade do servidor em que o site está hospedado.

6. Design responsivo

Cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet. Por isso, é essencial que o seu site possua design responsivo, ou seja, que se adapte automaticamente a largura de tela de diferentes plataformas. Isso é importante para que o possível cliente tenha uma boa experiência no seu site independente do aparelho utilizado. O design responsivo:

  • Redimensiona as imagens
  • Oculta funcionalidades que não têm utilidade no dispositivo
  • Adapta botões e links

7. Design intuitivo

Também é preciso garantir a usabilidade do site. Para isso, seu portal deve ser organizado e intuitivo. Elementos importantes devem estar em destaque, as letras devem estar em um tamanho que facilite a leitura e os botões devem permitir que o internauta saiba, intuitivamente, onde deve clicar para mudar de página ou para saber mais sobre determinado imóvel, por exemplo. Em outras palavras, o seu site deve ser fácil de usar para que um cliente consiga navegar confortavelmente por ele. Você pode ler mais sobre o que clientes em potencial procuram em sites imobiliários.

O seu site já apresenta estas características? Use o espaço dos comentários para compartilhar sua experiência no assunto!

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