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corretor de imóveis e o sucesso na negociação

5 técnicas de negociação para o Corretor de imóveis

O relacionamento entre corretor de imóveis e cliente é algo muito importante no mercado imobiliário. Afinal, antes de decidir comprar ou alugar uma casa, o cliente passa um bom tempo se comunicando com este profissional. Por isso, podemos dizer que no período de negociação até a venda, o corretor têm uma forte influência na decisão tomada pelo comprador.

Um corretor de imóveis sem credibilidade não tem sucesso na carreira. Mas como conquistar a confiança do cliente? Simples, por meio da postura profissional apresentada na hora da negociação! Isso inclui elementos como: roupas utilizadas, agilidade no atendimento, imóveis apresentados e palavras escolhidas durante a negociação. E é justamente sobre este último e essencial elemento que falaremos a seguir, acompanhe!

Atitude positiva

Esse já é um fato conhecido por quem lida com vendas há anos: ficar o tempo todo contrariando o cliente não é a melhor maneira de conquistá-lo. Existem diferentes maneiras de colocar o seu ponto de vista, portanto, quando for necessário fazê-lo, escolha a maneira mais agradável possível. Mantenha uma atitude positiva, mostrando ao cliente as possíveis soluções para o problema apresentado. O segredo é optar por palavras que animem o interesse do possível comprador.

Cuidado com os exageros: Seja sincero

Usar palavras com intuito de enganar o consumidor é uma péssima ideia e o caminho mais rápido para acabar com a sua credibilidade no mercado imobiliário. Portanto, sempre que pensar em usar alguma palavra que não corresponda à realidade, pense novamente. É responsabilidade do corretor mostrar os imóveis a compradores interessados, destacando seus pontos fortes. Mas isso deve ser feito por meio de características verdadeiras, por isso, sempre opte por elas.

Tecimob - Site para corretor de imóveis e imobiliária

Atenção aos e-mails enviados

Se é preciso ter cuidado com as palavras faladas, as palavras escritas devem ter atenção redobrada. Por dois motivos: elas ficam registradas – ou seja, podem ser lidas infinitas vezes mais tarde – e podem ser mal interpretadas se lidas com a entonação errada. Portanto, releia o seu e-mail em voz alta e certifique-se de que a mensagem está bem clara para quem irá recebê-la. Hoje em dia, a comunicação por e-mail e mensagens de celular é muito comum, por isso, este é um cuidado que deve virar rotina.

Seja objetivo sempre que necessário

Não há nada pior para o cliente do que sentir que está sendo enrolado por um vendedor. Isso também é válido na compra de um imóvel. Por isso, algumas vezes, a melhor opção é escolher palavras que respondam rapidamente dúvidas do potencial comprador. Isso não significa que você não possa complementar a sua resposta para valorizar a casa ou apartamento. Por exemplo:

“- Tem piscina no prédio?”

“- Não. Mas a área de lazer inclui quadras de tênis, espaço gourmet e uma boa área de churrasqueiras”.

Palavras educadas nunca são demais

Algumas palavras devem fazer parte de qualquer conversa: bom dia, boa tarde, boa noite, desculpe, obrigada, de nada e assim por diante. Não se esqueça de utilizá-las nas hora da negociação do imóvel!

Espaço do corretor

É possível observar nos comentários diversas outras técnicas de vendas e negociação de verdadeiros profissionais, por isso, foi decidido listar eles aqui. Confira:

O Tony comentou sobre a importância de estar sempre “bem vestido e manter a postura mediante o atendimento”. Sem dúvidas, o cliente preza por um corretor que demonstre seriedade e confiança no trabalho. Passar uma boa imagem é essencial.

Jocemi usa “a humildade em todas as negociações” e comenta que já perdeu negócios “por ser exageradamente sincero, mas já ganhei muitos por isso” pois, “o prazer de voltar pra casa com o dever cumprido, não tem preço.
E saber, que esse cliente vai ter uma boa referencia da minha pessoa, e indicar outros. Ai é que está sendo valorizado o teu trabalho.”

Jocemi utiliza da humildade e sinceridade para oferecer o que o Tecimob preza para os seus clientes: O imóvel certo para o cliente certo. É melhor oferecer apenas o que seu cliente deseja do que empurrar algo que não cabe nem no bolso e nem na vontade dele.
Jocemi finaliza seu comentário com a frase: “Vender é uma arte, que nunca se aprende, mas sempre se sabe.”

O Nilton, acrescentou que “nesse no ramo de imoveis, nunca devemos usar ( inho ou inha ), casinha, terreninho, apartamentinho e etc…”, outra ótima dica, utilizar termos assim, pode desvalorizar o imóvel, cuidado!

E para finalizar, o José Carlos resumiu muito bem como um corretor de imóveis deve se portar, “Na minha opinião o profissional do mercado imobiliário precisa atuar sempre com a verdade, a imparcialidade e a determinação, assim conseguiremos atender bem o cliente e obter dele o respeito e a satisfação.”

E você? Possui alguma estratégia para utilizar na negociação do imóvel? Comente e compartilhe seu conhecimento!

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Comentários

Karine Dandolini

Analista de Marketing - Desenvolvedora das atividades do ramo. Executa processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades da empresa, apostando também no marketing de relacionamento para com seus clientes.

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16 Comentários em "5 técnicas de negociação para o Corretor de imóveis"

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euclécio gandolfi
Visitante

Acho que, além do que já foi dito, devemos usar o português correto, simples mas correto.

José Carlos Paz
Visitante

Muito boas essas dicas ! Na minha opinião o profissional do mercado imobiliário precisa atuar sempre com a verdade, a imparcialidade e a determinação, assim conseguiremos atender bem o cliente e obter dele o respeito e a satisfação.

Tony Melo
Visitante

excelente dicas, é muito importante tá bem vestidos e manter a postura mediante o atendimento porque estamos sendo avaliado a todo instante pele cliente.

Lorival conceição de almeida
Visitante
Lorival conceição de almeida

para bens pelo trabalho de voçes nos corretores com certeza estamos aprendendo muito e nos aperfeiçoando com esta boa visão de voçes, um abraços a todos.

Luiz
Visitante
Júlio Luiz Menegaz
Visitante

Recebo estas dicas com o coração aberto, que Deus continue abençoando suas vidas e seus familiares.

Jocemi Vieira Rodrigues
Visitante

Sou corretor a 30 anos, vivo a venda 24hs por dia. Sou profissional com muita dedicação, e uso a humildade em todas as negociações, para mim, são todos iguais.
Já perdi negocio por ser exageradamente sincero, mas já ganhei muitos por isso, mas o prazer de voltar pra casa com o dever cumprido, não tem preço.
E saber, que esse cliente vai ter uma boa referencia da minha pessoa, e indicar outros. Ai é que está sendo valorizado o teu trabalho.
Vender é uma arte, que nunca se aprende, mas sempre se sabe.
Obrigado

Nilton Braga
Visitante

Sempre pontual receber dicas para melhorar nosso profissionalismo.

Obrigado.

Forte abraço

Obs.Consultor de imóveis em Blumenau e região do vale do Itajai -SC.

Magda Aguiar
Visitante

Parabéns a Equipe da Tecimob pela abordagem deste assunto! Obrigada pelas dicas!

Hamilton Nogueira
Visitante

Essas são dicas valiosas, acrescento também, o Corretor de Imóveis quando frente a frente com o cliente, nunca deve estender a mão, espera o cliente demonstrar se quer cumprimentar dessa maneira. Também nunca, abraçar ou colocar a mão no ombro do cliente, isso é péssimo. Também nunca tratar o cliente por VOCÊ, ele não é seu amigo, é seu cliente, então é Sr. ou Sra. Assim a venda terá mais chance de ser bem sucedida.

Davison Nery
Visitante

E quando o cliente não quer ser tratado por Sr. ou Sra? Usarei o que?
Os pronomes de tratamento são:
Eu, tu, eles, nós, vós, eles..

Ex: Tu desejas ver alguma imóveis? Tu tens alguma dúvida? e por aí vai …

Nilton Rondon
Visitante

Excelente dicas, ainda acrescento que nesse no ramo de imoveis, nunca devemos usar ( inho ou inha ), casinha, terreninho, apartamentinho e etc…

Maria dos remedios
Visitante

obrigada . É de grande valia estas dicas.

Paulo Portugal
Visitante

Acho interessante estar recebendo algumas dicas, faz com que passemos a usar no dia a dia. O segredo é pratcar

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