4 dicas para fechar vendas durante a crise imobiliária

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A crise econômica brasileira vem causando alterações no mercado imobiliário nos últimos anos, bruscas alterações nos preços dos imóveis e mudanças no padrão de compra de clientes e investidores. É um momento de maior cautela na realização de transações imobiliárias, e a redução dos créditos e estímulos para a compra de imóveis afeta diretamente o trabalho de imobiliárias e corretores. Diante deste cenário de aumento de competitividade e redução no número de vendas, é importante que o corretor de imóveis procure mudar sua postura e se diferenciar dos seus concorrentes, de forma a enfrentar os efeitos da crise sobre as negociações. Mas como? Confira algumas dicas de vendas para que você consiga fechar negócios durante a crise imobiliária:

1. Investir no seu negócio

Muitos profissionais costumam entender a crise econômica como um momento de retração do seu negócio e cortes de orçamento. Certamente é preciso atuar com racionalidade com relação às despesas, procurando identificar os pontos nos quais são realizados os maiores gastos e como estes poderiam ser reduzidos. Esteja atento, porém, para avaliar também os pontos fortes da sua imobiliária, ou seja, os serviços de maior contribuição para o sucesso das negociações, e realize investimentos nestes.

2. Focar no cliente

Um dos erros mais comuns dos corretores de imóveis é focar suas estratégias de negociação no produto, e não nas reais necessidades e desejos do seu cliente. Diante da competitividade do mercado é, porém, essencial oferecer um atendimento diferenciado, buscando compreender com clareza quais são os objetivos do seu cliente com a compra deste imóvel, e trabalhando para oferecê-lo as soluções mais adequadas para tal. O sucesso de uma negociação depende de conversas, questionamentos e do trabalho do corretor de imóveis em oferecer novas perspectivas e produtos com base no que o cliente deseja.

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3. Agregar valor ao imóvel

Diante do cenário de crise econômica, é comum que negociações imobiliárias se desenvolvam para uma discussão relacionada ao preço do imóvel em questão, e à possibilidade de descontos sobre o valor original. Com o aumento dos juros para o financiamento imobiliário e a maior dificuldade para se conseguir créditos, é importante que o corretor de imóveis esteja atento para expor ao seu cliente mais do que valores, ou seja, apresentá-lo os benefícios do imóvel, e porque este seria a solução ideal para as demandas do cliente.

4. Manter-se atualizado

Como já citado, diferenciar-se no mercado é essencial para o corretor que deseja continuar vendendo nos tempos de crise. É fundamental, portanto, manter-se constantemente atualizado, investindo no seu desenvolvimento profissional e capacitação. Oferecer ao cliente um atendimento diferenciado e informações estratégicas e confiáveis contribui para sua experiência de comprar e para o sucesso das negociações.

A internet oferece atualmente diversos mecanismos de pesquisa e uma infinidade de informações, que podem, muitas vezes, confundir o cliente. Assim, é importante que o corretor atue como uma espécie de filtro, diferenciando dados especulativos dos reais. Por mais assustador que possa parecer o momento de crise enfrentado pelo mercado, é importante que o profissional do mercado imobiliário esteja preparado para arregaçar as mangas, investir em melhorias significativas dos serviços oferecidos, e enfrentá-lo sem medo.

E você, corretor, como vem enfrentando os efeitos da crise do mercado imobiliário? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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